terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Salário mínimo (nacional) sobe para 580 euros em janeiro

Valor proposto pelo Governo tem a discordância das confederações sindicais, que pretendiam um montante mais elevado.

O salário mínimo nacional (SMN) vai subir para 580 euros em janeiro do próximo ano, dos atuais 557 euros. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo Governo, numa reunião da concertação social em que não foi possível chegar a acordo com a CGTP e a UGT, que queriam valores mais elevados.

As negociações sobre o valor do salário mínimo no próximo ano foram retomadas esta tarde, numa reunião do Conselho Económico e Social. Os parceiros sociais reuniram com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva.

“A proposta do Governo é de 580 euros, é aquela que está no programa do Governo”, começou por dizer aos jornalistas o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, à saída da reunião da Concertação Social, em Lisboa. “Se chegaremos ao fim com o valor de 580 euros? É muito provável”.

Em cima da mesa estava uma proposta de 600 euros da CGTP e outra de 585 euros da UGT. Do lado do Governo, o valor que vinha a ser defendido e que está no programa do Executivo é de 580 euros em 2018.

Segundo o estudo mais recente do Governo sobre o salário mínimo, cerca de 22,8% dos trabalhadores por conta de outrem e membros dos órgãos estatutários recebem a retribuição mínima. Isto significa que há mais de 700 mil trabalhadores a receber o SMN.


Fonte: O Jornal Económico


Sem comentários:

Enviar um comentário