segunda-feira, 6 de abril de 2015

Internacionalização

Sabe o que significa Internacionalização?
Internacionalização consiste no processo de integração dos mercados no exterior, através da participação em Feiras e Missões no exterior para promoção dos seus produtos ou serviços. A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo apoia neste processo através de uma bolsa de contatos para a dinamização dos seus negócios.






Hoje trazemos-te todas as informações acerca do mercado de Exportação de Cabo Verde:


Breve contexto
·         Estado de Direito e estabilidade política.
·         Padrão de funcionamento europeu.
·         Crescimento significativo do nível de vida.
·         Índice de desenvolvimento humano muito superior ao do resto da África.
·         Funcionamento da Administração Pública regular e estável.
·         Segurança financeira no lançamento de concursos públicos.
·         Apoio das instituições financeiras internacionais (PNUD, BADEA, entre outros) para lançamento de concursos internacionais.
·         Parceiro da UE para convergência normativa e técnica, e desenvolvimento da sociedade de informação.
·         Membro da CEDEO e OMC – Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental e da Organização Mundial do Comércio (respeito pelas normas de comércio internacionais e redução gradual de direitos de importação).
Forças
·         Sistema financeiro a funcionar e com domínio da banca portuguesa (BANIF, CGD).
·         Facilidade e rapidez na criação de novas empresas (ex. Casa do Cidadão).
·         Ausência de obrigatoriedade de quota de recursos humanos locais nas empresas.
·         Existência de mão-de-obra local qualificada e com grande mobilidade entre ilhas.
·         Voos diários de Lisboa e ligações diárias e eficientes entre as ilhas.
·         Boas relações institucionais e de cooperação entre Portugal e Cabo Verde.
·         Língua comum e forte ligação histórico-cultural.
·         Ensino superior idêntico ao português.
·         Plano Estratégico Sectorial das Energias Renováveis (PESER) em curso.
·         Incentivos fiscais e aduaneiros à produção independentes da energia renovável.
·         Ligação da moeda ao Euro.
·         Expansão crescente da construção imobiliária.
·         Elevada taxa de construção privada no sector do turismo.
Fraquezas
·         Mercado de reduzida dimensão.
·         Forte concorrência.
·         Abundância de comércio informal (brasileiro, chinês, entre outros).
·         Falta de informação qualificada sobre parceiros.
·         Técnicos qualificados são, na sua maioria, funcionários públicos, o que impede o seu recrutamento por empresas.
·         Custos elevados de transporte e logística.
Para vender e investir em Cabo Verde, é crucial ….
·         Ter atenção ao lançamento dos concursos nacionais e internacionais.
·         Dispor de agente no mercado que informe sobre a abertura dos referidos concursos.
·         Encontrar um parceiro local conhecedor das normas, assim como das entidades envolvidas no estabelecimento do negócio.
·         Ponderar a abertura de sucursal no mercado, ou criar empresa de direito cabo-verdiano, na medida em que é uma forma segura de implementar o negócio.
·         A contratação de mão-de-obra carece de inscrição prévia junto do Instituto da Previdência Social.
Numa relação negocial com o mercado cabo-verdiano, deve…
·         Deslocar-se ao mercado tantas vezes quanto necessário.
·         Ter em atenção que Cabo Verde se considera um mercado europeu.
·         Respeitar a exigência de contratação de seguro de acidentes de trabalho em qualquer obra.
·         Estar ciente de que a mão-de-obra não qualificada não é maioritariamente cabo-verdiana
·         Saber que deve inscrever-se na Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde.


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